Secretário da Indústria Naval e Portuária do Governo da Bahia visita estaleiros navais e portos portugueses

--- Culminando as reuniões de trabalho realizadas entre a Associação das Indústrias Navais-AI Navais e o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Bahia, bem como com outros representantes brasileiros, o Senhor Secretário da Indústria Naval e Portuária do Governo da Bahia – Dr. Carlos Costa, realizou entre os dias 17 e 20 do corrente uma visita de trabalho a Portugal, de acordo com o programa organizado pela AIN.
Partindo do reconhecimento que os congéneres portugueses podem dar contributos objetivos, considerando o respetivo know-how e capacidades instaladas, os objetivos da visita tiveram em conta a premente necessidade do Brasil em dar resposta ao exigente programa de construção de embarcações diversas e consequente reorganização e desenvolvimento dos estaleiros de construção naval, englobando a formação de técnicos, assim como a reorganização do sistema portuário, inclusive no Estado da Bahia.
Do programa da visita, dividido por três dias de intensos contatos, constaram visitas e reuniões com os estaleiros da Lisnave, Arsenal do Alfeite e Estaleiros Navais de Peniche e também com as Administrações dos Portos de Sines e de Setúbal e Sesimbra e ao Centro de Formação da Solisform, no complexo da Lisnave, em Setúbal, para além da AIN.
Das reuniões realizadas, destacam-se o espírito de grande abertura, quer das empresas portuguesas, quer do Senhor Secretário representante do Governo da Bahia, em desenvolverem, no âmbito dos assuntos tratados, as melhores formas de cooperação e em darem boa continuidade às hipóteses de colaboração equacionadas, nomeadamente, promovendo parcerias com vista à utilização das capacidades disponíveis de construção naval em Portugal.
Ao nível governamental, o Senhor Secretário do Governo da Bahía, reuniu ainda com o Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes – Dr. Sérgio Monteiro, acompanhado pelo seu Chefe de Gabinete – Dr. Carlos Lopes e pela AIN. No âmbito da mesma, foram trocadas informações sobre a realidade portuária de ambos os países e manifestada abertura para cooperações futuras, sendo feito o convite pelo SEOPT ao homólogo brasileiro para participar, em Novembro, numa conferência promovida no âmbito dos portos dos países da CPLP.
De salientar ainda, o empenhamento demonstrado pelo Senhor Embaixador do Brasil em Portugal – Dr. Mário Vilalva, no sentido de consubstanciar a cooperação entre os dois países irmãos no âmbito da indústria naval, devendo-se ao mesmo o alto patrocínio para a formulação, sobre esta matéria, de um Memorando de Entendimento, que contou com o modesto contributo da AIN, a ser subscrito pelos Governos de Portugal e do Brasil e, entretanto, já aprovado por este.
Na reunião realizada com o SEOPT, o governante brasileiro mostrou preocupação em conhecer a posição em que se encontra aquele Memorando, no que foi prontamente correspondido.