III Congresso dos Mares da Lusofonia - Rio de Janeiro, Maio 2013

--- Dando continuidade aos dois anteriores congressos, realizar-se-á no Rio de Janeiro, em Maio de 2013, durante os dias 20 e 21, o III Congresso dos Mares da Lusofonia, sob o lema "No Mar, o futuro das Nações Lusíadas".
A assinalar o fato de a organização deste congresso coincidir com o “Ano de Portugal no Brasil”, a realizar também em 2013.
O congresso constará de uma sessão de abertura, da Conferência "Amazónia Azul" (BR) e de seis painéis temáticos: "A importância do Atlântico Sul", "Aspetos Jurídicos", "O Mar como fonte de riqueza I", "O Mar como fonte de riqueza II", "A Segurança no Mar" e "A Lusofonia e o Mar como espaço de cooperação", terminando com a conferência "O Mar e a Lusofonia", pelo Prof. Dr. Adriano Moreira e com a sessão de encerramento.
Está prevista também a realização de workshops sobre a “extensão da plataforma continental”, da “cooperação internacional na segurança marítima” e o “mar como fonte de energia”, permitindo uma ampla troca de experiências e de informação.
Este congresso tem o patrocínio do Senhor Comandante da Marinha do Brasil - Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto – e terá lugar nas instalações da Escola de Guerra Naval, na Praia Vermelha, na Urca, perto de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Confirmaram já a sua participação várias personalidades nacionais e estrangeiras, com destaque para o Senhor Prof. Dr. Adriano Moreira - que presidiu à Comissão de Honra dos dois congressos anteriores -, Dr. José Luis de Jesus (Cabo Verde, Trib. Int. do Mar – Hamburgo), Dr. Mário da Graça Machungo (Moçambique), Alm. Nuno Vieira Matias (Pres. da Academia de Marinha), Prof. Engº Roberto Carneiro (UCP), Prof. Engº António Sarmento (Wavec-Centro de Energia das Ondas), Prof. Dr. Fausto de Quadros (UL-FD), entre outras destacadas personalidades. A Marinha de Guerra Portuguesa far-se-á representar por um Oficial-General com experiência de operações de segurança marítima ao largo da Somália. Várias personalidades do Brasil participarão igualmente neste evento.
Os anteriores congressos foram realizados em Lisboa e Cascais, respetivamente, o primeiro, em Setembro 2008, no âmbito das comemorações do 100º aniversário do assassinato do Rei D. Carlos e o segundo, em Outubro 2010, em Cascais, tendo como enfoque a extensão da plataforma continental, o qual teve como parceiros a CPLP e a Câmara Municipal de Cascais.