AIN debaterá no Fórum do Mar novos produtos e instrumentos financeiros para a inovação da indústria naval

--- A Associação das Indústrias Navais (AIN) vem pugnando desde há vários anos pela modernização e sustentabilidade da indústria naval portuguesa, através da aplicação de várias medidas, entre as quais, a utilização de produtos e instrumentos financeiros derivados de programas europeus criados para apoio à indústria naval, incluindo a indústria auxiliar do naval.

Assim, para além dos programas Leadership 2020 e do Eurovip que a AIN tem em curso, encontra-se em início de execução o AUXNAVÁLIA PLUS, que vem na continuidade do anterior Auxnavália, concluído em 2011. Além da AIN, comparticipam os mesmos parceiros do anterior, Fundación Fomento da Calidade e ACLUNAGA da Espanha, a SSA do Reino Unido e dois novos parceiros, a NEOPÓLIA de França e NMCL – National Maritime College da Irlanda.

Dada a situação de incerteza financeira da economia da UE e do Espaço Atlântico, o programa AUXNAVÁLIA PLUS visa estimular a criação de novos produtos e instrumentos destinados à inovação da indústria auxiliar do naval e contempla as seguintes atividades: análise financeira; oportunidades de negócio; criação de modelos de planos de negócio; case studies; transferência de tecnologia e de inovação, entre outras. Estas e outras matérias com relevância setorial serão apresentadas e debatidas no âmbito do programa específico que a AIN preparou para inclusão no programa geral do Fórum do Mar - “Desafios do Mar 2020”, a realizar na Exponor, entre os dias 29 e 31 de Maio p.f.

A Associação das Indústrias Navais (AIN) estará uma vez mais representada neste evento, quer através de um stand próprio e de seus Associados, quer através da participação nas conferências programadas, nomeadamente no terceiro painel do primeiro dia, destinado a debater a, situação corrente e os desafios que se colocam à economia do mar, no qual intervirá o seu Presidente, Eng. Frederico Spranger, apresentando o tema dedicado à construção e reparação naval e indústria auxiliar do naval.

No dia 30, segundo dia do Fórum, destinado à realização das iniciativas organizadas pelos parceiros do cluster, AIN realizará o seu programa específico, que inclui um workshop sobre a análise financeira do setor das indústrias auxiliares do naval, no âmbito do AUXNAVÁLIA PLUS e também uma apresentação sobre as oportunidades de negócio na Namíbia. Uma delegação oficial deste país virá a Portugal, a convite da AIN, para a realização de encontros bilaterais com os seus Associados. No final deste dia a AIN promoverá um “porto de honra” no seu stand.

Finalmente, no segundo painel da manhã do último dia, sob o lema os novos recursos marinhos e suas aplicações, também a convite da AIN, falará o Senhor Douwe Cunningham Secretário-geral da SeaEurope, onde a AIN está associada, sobre o programa europeu Leadership 2020.

A participação no Fórum do Mar e nas conferências realizadas pela AIN são livres.

Documentos

DocumentoTipoTamanho
Draft Program workshop AIN.pdfpdf409.45 KB
Programa do Workshop AIN-24-5.pdfpdf532.37 KB
Auxnavalia Plus

Dada a situação de incerteza financeira da economia da UE e do Espaço Atlântico, em particular, o projecto Auxnavalia plus relativo à inovação e...

Empresários da indústria naval visitam Southampton por iniciativa da Associação das Indústrias Navais

Uma missão de empresários da indústria naval portuguesa, constituída por associados da AIN em que constam representantes de estaleiros navais e de...

Seminário Inovação e Transferência Tecnológica na Indústria Naval

Auditório da Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos 26 de Junho

Seminário Inovação e Transferência Tecnológica na Indústria Naval | Comunicações

Associação das Indústrias Navais realizou com sucesso Seminário internacional sobre “Inovação e Transferência Tecnológica na Indústria Naval” .