Fórum do Mar - Novos produtos e instrumentos financeiros para a inovação da indústria naval

--- Tal como foi amplamente noticiado, incluindo através da Cargo News, a AIN debateu na passada semana a temática da situação económica e financeira da indústria naval e dos instrumentos financeiros necessários ao seu desenvolvimento, em especial ao papel da garantia mútua no financiamento às PME durante todo o seu ciclo de vida. Este tema é de extrema importância, tendo em conta a situação crítica em que se encontra a construção naval por todo o mundo e, muito particularmente, na Europa e, mais ainda, em Portugal.

Estas matérias foram apresentadas por técnicos especializados durante o workshop promovido pela AIN, no âmbito do projeto transnacional Auxnavalia Plus, o qual suscitou uma participação significativa e interessada, tendo em conta a especificidade técnica dos temas apresentados.

Das várias atividades a desenvolver pelos parceiros que integram aquele projeto (Espanha, França, Reino Unido, Irlanda e Portugal), inclui-se a identificação de oportunidades de negócio, onde quer que elas se perspetivem. Dando cumprimento, à incumbência que lhe cabe, a AIN, convidou expressamente para este evento uma delegação a Namíbia, a qual foi constituída pelos Senhores
Wilbard Nasahandi - em representação do Ministério do Comércio e Indústria, Eliud Shikondjeleni Shimuafeni – da Autoridade Portuária da Namíbia, Mohamed Saleh – Promoção de Comércio e Investimentos, da Embaixada da Namíbia para Portugal, França, Espanha e Itália, bem como pela Senhora Bernadette IIPINGE-KUUME e Dr. Rogerio Tavares – Cônsul Honorário da Namíbia, em Portugal.

Mereceram assim destaque especial a apresentação feita pela delegação da Namíbia, os esclarecimentos que prestaram sobre as questões práticas colocadas pelos assistentes e as reuniões bilaterais que se seguiram, na qual participaram várias empresas, associadas e não associadas na AIN, tendo criado elevadas expectativas quanto ao futuro desenvolvimento de negócios entre Portugal e a Namíbia.
Empresários da indústria naval visitam Southampton por iniciativa da Associação das Indústrias Navais

Uma missão de empresários da indústria naval portuguesa, constituída por associados da AIN em que constam representantes de estaleiros navais e de...

Seminário Inovação e Transferência Tecnológica na Indústria Naval | Comunicações

Associação das Indústrias Navais realizou com sucesso Seminário internacional sobre “Inovação e Transferência Tecnológica na Indústria Naval” .