FERGUSON ANUNCIA VERA NAVIS COMO PARCEIRO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA DOIS NOVOS FERRIES

---

O estaleiro escocês Ferguson Marine Engineering Limited (FMEL), acordou com o gabinete português Vera Navis, (VN), o fornecimento da Engenharia de Produção dos novos ferries para a Caledonian Maritime Assets Limited (CMAL).

O contrato, fechado em maio de 2016, envolve a Engenharia de Produção de dois (2) ferries de 100 metros a construir em Port Glasgow. Estes podem acomodar 127 carros ou 16 HGV’s ou uma combinação de ambos e até 1000 passageiros. Houve especial atenção em assegurar um elevado nível de conforto e facilidade de acesso a todas as áreas. Os ferries serão capazes de operar numa faixa de calados e velocidades para atender aos requisitos precisos do operador actual CalMac Ferries Ltd, e serão capazes de servir uma vasta gama de portos e rotas, sem significativo redesenvolvimento nos seus esperados mais de 30 anos de vida útil.

Para garantir que as novas embarcações podem operar nas condições exigentes da costa oeste da Escócia, o design vencedor da FMEL incorpora uma elevada redundância melhorando a sua fiabilidade e a capacidade. Na perspectiva da eficiência e emissões, os ferries são projetados para operar a diesel ou com gás natural liquefeito (LNG), promovendo uma acentuada redução nas emissões de CO2, enxofre e óxidos nitrosos.

Luís Batista, Diretor Geral da Vera Navis comentou: "Temos trabalhado em estreita colaboração com colegas da FMEL para garantir que o design destes ferries obedece aos requisitos da CMAL, uma vez que estes são baseados em vários cenários operacionais, tanto para as rotas identificadas inicialmente, como na expansão da rede portuária escocesa. O desejo da CMAL é de operar um ferry alimentado a LNG, tornando-o uma embarcação preparada para o futuro.”

Refere ainda que “Esta é uma excelente oportunidade para a engenharia portuguesa e estamos muito satisfeitos por poder continuar a aprofundar o conhecimento tecnológico nesta área. Esperamos ainda que este projecto proporcione também maior visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido pela Vera Navis. Actualmente mais de 90% da nossa facturação é para o mercado externo e gostaríamos de aumentar a nossa cooperação com armadores e estaleiros locais.”


Imagining the future from FMEL on Vimeo.


Links Externos

  • http://www.veranavis.com

AIN - GT Deep Offshore

Parte do trabalho realizado pode ser consultado no documento apresentado na MARTECH 2011 - 1st International Conference on Maritime Technology and Engineering.

Vera Navis conclui trabalho de projecto para estaleiro norueguês

Aas Mek Verksted

Projecto de detalhe de navios.

Vera Navis e NDAR (Nick Danese Applied Research)

GT Deep Offshore

O GRUPO DE TRABALHO DE ESTUDOS E PROJECTO NAVAL da AIN reuniu-se no passado dia 13 de Outubro na AIN.

ShipConstructor será representada pela VERANAVIS (associada da AIM)

A empresa de software de construção naval ShipConstructor e a VERANAVIS realizaram um acordo de parceria.