EEA Grants 2014 - 2021

---

Através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, no âmbito do “European Economic Area Grants”, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, na qualidade de Estados Doadores, financiam, em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

No passado dia 22 de maio, o Governo assinou um memorando de entendimento para o mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (Fundo EEA Grants) com a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Através do EEA Grants, os países doadores (Islândia, o Liechtenstein e a Noruega) estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários, onde se inclui Portugal.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 Estados beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

O Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 será o quinto instrumento de apoio financeiro a vigorar em Portugal, sucedendo ao anterior mecanismo 2009-2014.

No âmbito da preparação deste mecanismo financeiro, a AIN participou numa missão à Noruega, Bergen e Trondheim, nos dias 20 e 21 de junho, a convite da Direção Geral da Política Marítima. A missão foi liderada pelo Senhor Diretor Geral e acompanhada por representantes da Senhora Ministra do Mar, da Embaixada da Noruega, do EEA Grants, da Academia, Empresas de I&D e da Indústria. A AIN foi acompanhada do seu associado TECNOVERITAS.

No dia 27 de junho realizou-se um Workshop na DGPM, para os interessados em participar no programa “Crescimento Azul, Inovação e PME´s e se apurarem as áreas de interesse de financiamento e no dia seguinte os resultados da missão foram apresentados ao público na gare Marítima de Alcântara.


Links Externos