Livro Engenharia e Arquitetura Naval

---

Perante uma assistência interessada e interveniente, teve lugar no dia 7 de Dezembro p.p. o lançamento do livro “Engenharia e Arquitetura Naval” da autoria do Eng. Óscar N. F. Mota no dia 7 de Dezembro no auditório da Ordem dos Engenheiros – Região Sul

O Autor
Concluiu a licenciatura de marinha da Escola Naval em 1952 e o curso de engenharia naval e mecânica na Universidade de Génova em 1960; pelo meio ficaram alguns anos intensos de navegação.
Foi diretor técnico do Arsenal do Alfeite; diretor técnico, diretor de produção e administrador dos Estaleiros navais de Viana do Castelo; administrador da Lisnave, presidente da Setenave e presidente executivo da Sorefame.
No âmbito da profissão liberal, foi autor de numerosos estudos e projetos.
É sócio honorário da Associação das Indústrias Navais. Está inscrito na Ordem dos Engenheiros com o grau de conselheiro. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro emérito da Academia de Marinha e da American Society of Naval Engineers


Segundo o Autor, este livro resulta de uma parceria com a LISNAVE, Estaleiros Navais, S.A. e tem o patrocínio de diversas entidades, com relevo para a Ordem dos Engenheiros – Região Sul e para a Escola Náutica Infante D. Henrique, mas incluindo ainda a Ordem dos Engenheiros Técnicos, o Fórum Oceano e a Associação das Indústrias Navais.
O manual é um tanto original na organização, visando torná-lo interessante não só para estudantes, mas sobretudo para técnicos com responsabilidades, ou simplesmente interessados, em atividades de engenharia naval. O que inclui uma ampla gama de profissionais: engenheiros sobretudo, mas também oficiais de marinha, desenhadores e diversos especialistas, que trabalhem em estaleiros navais (construção, manutenção e reparação), em gabinetes de projeto, ou sejam prestadores de serviços técnicos da área naval.
Embora com ênfase na arquitetura naval em sentido restrito (hidrostática e hidrodinâmica), a engenharia naval foi considerada no seu sentido mais amplo e feita preceder pela revisão de alguns conceitos básicos:


o Preparação – Mecânica aplicada e resistência de materiais.
o Hidrostática – Estabilidade, carenas direitas e inclinadas, lançamento, encalhe e carenagem, critérios de estabilidade, bordo livre e arqueação.
o Resistência estrutural – Materiais utilizados (aço, PRF, madeira). Ligações mecânicas e soldadura. Solicitações externas (vento, ondulação) e resistência estrutural. Viga navio, planos de docagem e estabilidade durante as docagens.
o Hidrodinâmica – Qualidades para o mar, resistência ao avanço, séries sistemáticas e métodos numéricos. Diferentes propulsores, projeto de hélices.
o Mecânica e eletrotecnia – Propulsão e auxiliares, cálculo de sistemas de encanamentos, meios contra incêndios. Instalação elétrica (revisão de conceitos básicos, balanço elétrico, sistemas de distribuição). Automação.
o Regulamentação e iniciação ao projeto – Legislação (convenções internacionais, diretivas comunitárias e legislação nacional). Sociedades de classificação (regras de construção e manutenção, desenhos, certificações de componentes, vistorias). Ensaios e provas de mar.
o Anexo – Glossário português-inglês e inglês-português.

As matérias são, sempre que possível, consideradas nas óticas de construção, manutenção e reparação naval.

O livro poderá ser adquirido através do site http://www.oscarnfmota.pt

Documentos

DocumentoTipoTamanho
ApresentaçãoOrdemEngenheiros.pdfpdf2341.14 KB

Links Externos